0%

O Que É Mixagem?

Posted By: Alexey Rickmann On:


O Que É Mixagem?

A mixagem é talvez a parte mais importante da vida do músico. Seja em ensaios, shows ou gravações, a mixagem sempre está presente, sendo ela a responsável por balancear instrumentos e vozes de forma que o som chegue equilibrado e com boa qualidade aos ouvidos do público. E para cuidar dessa parte existem: os engenheiros de mixagem, profissionais que vão literalmente apertar os botões disponibilizando toda a técnica necessária para a mistura dos elementos de forma limpa e equilibrada; e os produtores, que vão determinar o que fará parte daquele projeto musical e como tudo deverá soar, sendo estes divididos em dois tipos principais: produtores de discos e produtores de shows.

Após o processo de gravação, depois que tudo foi registrado da melhor maneira possível, entra a mixagem. Nos estúdios tradicionais existe sempre uma grande mesa misturadora de canais que permite ao engenheiro regular volumes e frequências de cada canal individualmente, e ainda ligá-los por meio de cabos a diversos equipamentos como compressores e efeitos. Nesse momento, a boa técnica e as melhores práticas são muito importantes. Tudo deve estar adequadamente separado e “sentado” na mix, com cada som ocupando seu espaço fundamental, ou seja, ressonando harmonicamente em frequências que não interfiram nas frequências dos demais instrumentos, para que, assim, não haja encobrimentos nem somatórios desnecessários entre um som e outro.

Assim como bons microfones para a captação, uma boa acústica também é muito importante para uma boa mixagem, pois é ela que vai fazer com que os elementos acústicos sejam registrados com boas reflexões (geralmente utilizando-se de madeira e pedra) sem reverberações excessivas, o que ocasionaria perda de nitidez nos registros. Posteriormente, de acordo com a necessidade, os efeitos são colocados cuidadosamente.

Uma vez que tudo está perfeitamente em equilíbrio, a mixagem pode ser renderizada e gravada em um arquivo único estéreo. Hoje em dia, há outra opção que disponibiliza a música em stems, hastes, geralmente separando vozes, baixo, batida e teclados com demais instrumentos para que os DJs possam criar novas misturas. Mas isso é tema para outro texto.

Naturalmente, como é de se esperar, hoje em dia existem estúdios completos virtualizados no mundo digital. Praticamente tudo está representado com altíssima qualidade por meio de algoritmos. E para ter acesso a essas tecnologias você só precisa investir em um bom computador, uma interface de áudio e alguns programas. Uma boa mesa mixer virtual, ou DAW (Digital Audio Workstation), é imprescindível. E como bons exemplos de mesas virtuais temos: Studio One (PreSonus), REAPER (Cockos), Pro Tools (Avid), Cubase (Steinberg) e Logic (Apple).

Vídeos no site Maxima-Eleven.com, em Gallery.

Alexey Rickmann


Leave a Reply

Play Cover Track Title
Track Authors